Tradição e Futuro em Diálogo na Baixada
Tradição e Futuro em Diálogo na Baixada
O Projeto Jati, realizado pelo Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense (CCPBaixada), tem como objetivo promover a transmissão de saberes da cultura popular entre gerações, valorizando tradições como o samba e o reisado fluminense.
A iniciativa acontece por meio de oficinas de música, máscaras, contação de histórias e apresentações culturais, que aproximam mestres das expressões tradicionais de Mesquita, como compositores, ritmistas, integrantes da velha guarda carnavalesca e mestres do reisado, de crianças, adolescentes e jovens da comunidade. Enquanto os mestres compartilham seus conhecimentos, os jovens atuam como mediadores com o mundo digital e as novas mídias, fortalecendo a visibilidade e a continuidade dessas tradições.
O projeto é viabilizado pelo Termo de Fomento nº 971067/2024, firmado entre o Ministério da Cultura e a Associação dos Amigos do Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense (CNPJ nº 11.144.575/0001-02), com vigência de 31/12/2024 a 30/12/2025.
Mais do que incentivar a produção artística, o Jati busca fortalecer identidades, enriquecer culturalmente as novas gerações e consolidar o laço comunitário por meio da expressão artística e do diálogo entre passado e futuro.