O Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense (CCPBaixada) é uma Organização da Sociedade Civil fundada em agosto de 2009, pelas professoras e pesquisadoras Andressa Leite e Sandra Souza, para pesquisar, mapear, fortalecer e promover as manifestações populares e tradicionais da Região da Baixada Fluminense.
Sua fundação partiu de demandas surgidas a partir do projeto Folias de Reis:
Louvação ao Menino Jesus na Baixada Fluminense, idealizado e produzido por Andressa Leite e Ivan Machado, em pesquisa de campo realizada durante o ano de 2008, onde foi possível mapear os grupos de folias de Reis na Baixada Fluminense.
E nesses 16 anos de existência o CCPBaixada realizou alguns projetos como O Cine Clube do CCPBF, através do edital do Cine+Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, O Samba da Casa Amarela, criou o Espaço da Diversidade Étnica dentro da Biblioteca Municipal Cial Brito em Nova Iguaçu, foi classificado para o prêmio Culturas Populares do MINC e criou parcerias com a Rio Filme, Iphan e Fundação Palmares.
Com um olhar sensível e comprometido com os saberes do território, o CCPBaixada reuniu profissionais de diversas áreas — educadores, arte-educadores, produtores culturais, advogados, assistentes sociais, entre outros — que reconhecem na cultura popular uma importante ferramenta de valorização da história, das tradições e da identidade coletiva da nossa região.
Na a atual presidência do historiador, professor e ativista cultural Ivan Machado, o CCPBaixada e sua equipe técnica, além de desenvolver ações culturais, também atua com diversas parcerias de forma integrada em frentes sociais fundamentais, como o enfrentamento à insegurança alimentar e à tuberculose, fortalecendo redes de cuidado e proteção em comunidades em situação de vulnerabilidade.
O Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense vem buscando, ao longo dos anos, apoiar a cultura popular e seus agentes culturais em todas as esferas culturais, sociais e políticas que os atravessam com o intuito de trazer ao conhecimento de todos a potência da Baixada.